Resumo:
O presente artigo tem como objetivo principal discutir a relação entre o ensino de História e as novas tecnologias da informação e comunicação, com enfoque nas contribuições metodológicas dessas ferramentas. Ao longo do trabalho foram focalizados assuntos referentes ao ensino de História, como sua evolução histórica no Brasil e questões referentes ao currículo. Além disso, abordamos a inserção das novas tecnologias no ensino de História, revelando os desafios que se apresentam para os educadores. Por fim, descrevemos uma vivência de sala de aula com a introdução das novas ferramentas tecnológicas no ensino de História através do trabalho com blogs, realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino. Com tal prática pretende-se propiciar aos alunos as condições para pensar historicamente, problematizando suas condições de ser social a partir de sua historicidade.
Descrição:
ARAÚJO, Miebt Oliveira de. Olhando o passado através do presente: o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de História. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]