UEPB - Repositório Digital

Um estudo de caso da aversão da disciplina de Física numa escola da rede estadual da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Assis, Valdegilton Daniel de
dc.date.accessioned 2016-03-01T16:45:21Z
dc.date.available 2016-03-01T16:45:21Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8849
dc.description ASSIS, Valdegilton Daniel de. Um estudo de caso da aversão da disciplina de Física numa escola da rede estadual da Paraíba. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A física no ensino médio deveria despertar nos estudantes um senso de curiosidade e investigação, pois a mesma trata de analisar, estudar e compreender os fenômenos que ocorrem no nosso dia a dia. No entanto, a física apresenta-se como uma disciplina complexa, considerada, por alguns professores, difícil de ser ensinada e, por grande parte dos alunos, de ser entendida. O presente trabalho tem como finalidade analisar a opinião dos estudantes e também dos professores sobre aversão da disciplina de física numa escola da rede estadual da Paraíba e desta forma buscar investigar as principais dificuldades para a aprendizagem de Física no ensino médio. Para a realização da pesquisa fez-se uso de questionários para que alunos e professores pudessem apresentar as diversidades encontradas nesta etapa escolar. Diante disso, nossa pesquisa caracteriza-se primeiramente como qualitativa, e a abordagem metodológica é o estudo de caso, pois, aborda um contexto específico, aversão da física em uma escola pública do estado. Para os alunos as principais dificuldades encontradas para a aprendizagem da física estão relacionadas aos conceitos e definições de determinados conteúdos e a utilização da linguagem matemática. Para os professores temos que a carga horária semanal em sala de aula não é suficiente para trabalhar os conteúdos planejados e ausência de atividades experimentais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Morgana Lígia de Farias Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Um estudo de caso da aversão da disciplina de Física numa escola da rede estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta