Resumo:
O presente artigo de uma experiência com a docência, através da prática de ensino
em turma da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública. Esse contato
direto com a sala de aula permitiu um aprofundamento nas questões que envolvem
essa modalidade de ensino. Este Programa que atende a Jovens e Adultos, que no
decorrer dos anos vem ganhando o espaço no contexto educacional brasileiro,
buscando como meta a erradicação do analfabetismo, Uma vez que possibilita a
essas pessoas que não tiveram oportunidade de acesso à escola na idade regular,
dar continuidade a seus estudos. O embasamento teórico perpassa os estudos de
Freire (1998), Haddad (2007) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(1996). A Metodologia foi através da observação e das ações diretas no espaço da
sala de aula, ou seja, na vivência com os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Como resultados podemos comprovar, em lócus que apesar das dificuldades alguns
alunos tem interesse em aprender, o que falta é um maior compromisso para com
esta modalidade de ensino por parte de gestores e a classe política do nosso país.
Descrição:
FAUSTINO, M. da S. Vivenciando a prática de ensino na EJA. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.