dc.description.abstract |
A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade só foi possível a partir de mudanças na
percepção da própria sociedade, e, sobretudo por parte dos órgãos competentes, uma vez que,
particularmente no século xx emergiram políticas públicas que favorecem a inclusão deste
segmento, que no Brasil totaliza 45 milhões de pessoas. Esse estudo teve como objetivo geral
adaptar recursos didático – pedagógicos para o ensino de ciências e biologia junto a
estudantes com deficiência visual. Especificamente objetivamos contextualizar o processo
histórico de exclusão versus inclusão escolar de estudantes com deficiência e apresentar o
conceito de deficiência visual na perspectiva da educação além disso, procuramos identificar
as principais ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de estudantes
com deficiência visual; caracterizar o Instituto dos Cegos de Campina Grande: lócus da
presente pesquisa; tecer considerações acerca de nossa experiência prática relacionada ao
ensino de ciências e biologia para estudantes com deficiência visual. Para a realização da
pesquisa desenvolvemos um estudo de caráter descritivo e analítico, realizado a partir de
abordagens metodológicas qualitativas. O lócus no qual se realizou a pesquisa foi o Instituo
dos Cegos de CG- PB, instituição que atende a pouco mais de 175 pessoas, incluindo adultos,
crianças e adolescentes com deficiência visual. Como amostra recorremos a 4 alunos com
deficiência visual, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 15 anos e que por voluntariedade
participaram da pesquisa. Os dados foram obtidos através de dois questionários
semiestruturados e da realização de encontros utilizando atividades práticas com ferramentas
de aprendizagem para o ensino da Biologia. Os dados obtidos com a aplicação dos
questionários e desenvolvimento de atividades práticas, evidenciaram que a utilização de
métodos adaptados de ensino pode auxiliar na aprendizagem de alunos com deficiência visual,
despertando nestes maior interesse pelos conteúdos expostos. Concluímos que, apesar de
demonstrarem algum conhecimento em relação aos conteúdos da disciplina, os participantes
necessitam de maior disponibilização de recursos didático - pedagógicos adaptados que
auxiliem na sua aprendizagem. Dessa forma, torna se necessário que o sistema educacional
disponibilize esses recursos e ofereça cursos de capacitação aos profissionais da área, visando
a inclusão desses estudantes em salas regulares. |
pt_BR |