UEPB - Repositório Digital

Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Mônica Cristina Rodrigues de Souza
dc.date.accessioned 2016-03-09T17:25:48Z
dc.date.available 2016-03-09T17:25:48Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9038
dc.description SANTANA, M. C. R. de S. Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho resulta de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo na área dos estudos em literatura infantojuvenil contemporânea, focando na perspectiva positiva e negativa da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana e sua presença na sala de aula. Tendo como objetivo mostrar que a ausência dessa literatura em sala de aula pode dificultar a construção de uma imagem sem esteriotipação que aos poucos está sendo construída no Brasil pela literatura afro-brasileira e africana, dessa forma esse processo torna-se mais difícil pela ausência dessas obras literárias. Nossos estudos visam apontar as falhas do processo de ensino-aprendizagem, no qual a criança e o adolescente recebem diferentes estímulos do meio externo, muitos desses influenciados pela leitura que é capaz de construir uma ideia estereotipada ou não da pessoa negra e de outros componentes sociais representados através de personagens literários, portanto, como a literatura escrita estará presente nesse processo de formação, surge a questão importante de identificar qual conteúdo pode influenciar positivamente ou negativamente, construindo ou desconstruindo uma ideia estereotipada e conseqüentemente fazendo com que o indivíduo reproduza essa ideia socialmente. Na contextualização, discutimos sobre a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas e a importância do uso da literatura afro-brasileira e africana nas aulas de língua portuguesa e literatura. Para isso, usamos como abjeto de análise e aplicabilidade o livro As Tranças de Bintou da escritora Sylviane Anna Diouf. Teremos como base teórica os estudos de Cunha (1999), Oliveira (2008), Candido, (1989), Zilberman (2003), Lanni (1988) entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eveline Alvarez dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.title Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta