dc.contributor.author |
Santana, Mônica Cristina Rodrigues de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-09T17:25:48Z |
|
dc.date.available |
2016-03-09T17:25:48Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 028 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9038 |
|
dc.description |
SANTANA, M. C. R. de S. Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho resulta de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo na área dos estudos em literatura infantojuvenil contemporânea, focando na perspectiva positiva e negativa da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana e sua presença na sala de aula. Tendo como objetivo mostrar que a ausência dessa literatura em sala de aula pode dificultar a construção de uma imagem sem esteriotipação que aos poucos está sendo construída no Brasil pela literatura afro-brasileira e africana, dessa forma esse processo torna-se mais difícil pela ausência dessas obras literárias. Nossos estudos visam apontar as falhas do processo de ensino-aprendizagem, no qual a criança e o adolescente recebem diferentes estímulos do meio externo, muitos desses influenciados pela leitura que é capaz de construir uma ideia estereotipada ou não da pessoa negra e de outros componentes sociais representados através de personagens literários, portanto, como a literatura escrita estará presente nesse processo de formação, surge a questão importante de identificar qual conteúdo pode influenciar positivamente ou negativamente, construindo ou desconstruindo uma ideia estereotipada e conseqüentemente fazendo com que o indivíduo reproduza essa ideia socialmente. Na contextualização, discutimos sobre a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas e a importância do uso da literatura afro-brasileira e africana nas aulas de língua portuguesa e literatura. Para isso, usamos como abjeto de análise e aplicabilidade o livro As Tranças de Bintou da escritora Sylviane Anna Diouf. Teremos como base teórica os estudos de Cunha (1999), Oliveira (2008), Candido, (1989), Zilberman (2003), Lanni (1988) entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eveline Alvarez dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/03 |
pt_BR |
dc.title |
Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |