Resumo:
Tem como objetivo, analisar a utilização dos jogos em sala de aula pelos professores que lecionam a disciplina Matemática nas escolas públicas da cidade de Santa Teresinha - PB, deste modo observando se realmente é satisfatório o uso desse recurso. Assim é justificada pela a necessidade dos professores de Matemática da E.E.E.F.M. Professor João Noberto e da E.M.E.F Colégio Santa Terezinha estarem sensíveis as mudanças ocorridas no ensino e se já utiliza-as no campo escolar. A disciplina Matemática é marcada e caracterizada por ser uma disciplina bastante complicada e difícil de ser compreendida, deste modo os jogos surgiram com o intuito de mudar essa realidade e tornar a disciplina agradável a todos. O meio utilizado para a coleta de dados, foi um questionário aplicado a todos os professores de matemática que estão em exercício nas duas escolas públicas da cidade já mencionada, além da aplicação do jogo Dominó da Divisibilidade e aplicação de questionário aos alunos do 6° ano da E.E.E.F.M. Professor João Noberto para obter melhores resultados na pesquisa. Enfim, as opiniões e respostas obtidas, foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa e mostraram-nos que essa metodologia aumenta o interesse dos alunos pela Matemática e melhora o ensino-aprendizagem nesta disciplina. Ao final desta pesquisa, foi possível deixar dados relevantes para que surjam novos trabalhos neste tema.
Descrição:
OLIVEIRA, A. P. S. O uso de Jogos Didáticos nas aulas de Matemática na Cidade de Santa Teresinha - PB. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.