Resumo:
Atualmente, é consensual afirmarmos que os estudiosos sobre a educação, em específico, os estudiosos da Linguística Aplicada, vêm se preocupando em analisar de maneira clara os aspectos subjetivos dos sujeitos em relação ao processo de ensino aprendizado, uma vez que estes estudos preocupam-se em compreender como os perfis dos profissionais influenciam na construção dos conhecimentos. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil profissional dos sujeitos professores de língua materna que lecionam em escolas estaduais no Município de Alagoa Nova, localizado no Brejo Paraibano. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 6 (seis) professores das escolas: (três) advindos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho e os demais advindos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Cardoso, sendo tais escolas localizadas no Município de Alagoa Nova–PB. A fim de analisar de forma elucidativa como foram construídos os perfis destes sujeitos, a partir do relato de suas vivências em cursos de formação continuada (experiências enquanto alunos), bem como algumas considerações acerca de sua atuação profissional e a relação desta com o modelo educativo empregado no sistema de ensino público brasileiro. Tais entrevistas foram elaboradas embasando-se na Análise do Discurso, sendo assim, nos respaldamos em autores como Coracini (2003), Mussalim (2002) e Brandão (2004), que enfocam tal referencial teórico, bem como autores que dissertam sobre os processos de construção identitária, a exemplo de Hall (2005) e Bauman (2005).
Descrição:
MELO, Ana Luísa Barbosa de. A construção das identificações dos sujeitos professores de língua materna. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]