dc.description.abstract |
Esta pesquisa nasceu de um projeto didático que foi, ao longo dos anos, tomando uma proporção cada vez maior, alimentada pelo sonho de criar uma exposição permanente sobre a história da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, e sua relevância para a educação campinense e paraibana. Nela, procuramos apresentar os procedimentos que adotamos para a criação de um espaço na escola para a exibição dos materiais coletados durante a pesquisa e o resultado do esforço conjunto de professores, alunos e outros participantes na promoção da preservação do patrimônio escolar. Para tanto, ao fundamentar este projeto, empreendemos uma reflexão sobre História, Memória e Identidade, a partir dos estudos deCruz (1993), Le Goff (2000), Halbwachs (1990) e Horta (2005), para então, embasados nas abordagens de Oriá (2001) e nos documentos oficiais do Governo Federal, discorrer sobre Patrimônio Cultural e Preservação Patrimonial. Por conseguinte,apresentamos nossa proposta de educação para preservação do patrimônio da escola supra, além do levantamento histórico realizado por alunos e professores e da demonstração,em fotos, da execução deste projeto. |
pt_BR |