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O superior tribunal da moda: o discurso midiático/publicitário de apelo ao consumo na formação de identidades

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dc.contributor.author Fênix, Darília Maria Costa Oliveira
dc.date.accessioned 2016-03-11T13:55:49Z
dc.date.available 2016-03-11T13:55:49Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9066
dc.description FÊNIX, Darília Mmaria Costa Oliveira. O Superior Tribunal da Moda: o discurso midiático/publicitário de apelo ao consumo na formação de identidades. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em pauta tem como objeto de análise e discussão o discurso midiático/publicitário produzido no Programa Esquadrão da Moda, no que se refere ao apelo ao consumo e à formação de identidades segundo os padrões de beleza contemporâneos. Sob a ótica da Análise do Discurso, objetiva-se, num primeiro momento, investigar como se revela a ideologia capitalista nos discursos sobre moda e aparência feminina, bem como interpretar e avaliar, respectivamente, as estratégias discursivas e implicações de tal dominação na formação identitária dos sujeitos. Num segundo momento desta pesquisa, relata-se a aplicação da presente temática e demais reflexões na esfera escolar, a considerar a sua relevância para desconstrução dos ideais impostos e formação de um alunado crítico, observador e agente na construção do seu próprio ―eu‖. Com base nos estudos de Fairclough (2001), Gregolin (2007), Bauman (2008) e Lipovetsky (2007), fundamenta-se a relação intrínseca entre as práticas discursivas, consumo, moda e identidade; e, especificamente no víeis da educação, tem como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2008), referente à área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para fins de conclusão, a pesquisa reitera a necessidade/importância de se formar sujeitos crítico-reflexivos, a partir de temas transversais imensuravelmente relevantes para a sua formação identitária, potencialização do seu conhecimento sobre o mundo ideológico implícito no discurso e, principalmente, sobre si mesmo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Discurso midiático pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Moda pt_BR
dc.subject Linguagem publicitária pt_BR
dc.title O superior tribunal da moda: o discurso midiático/publicitário de apelo ao consumo na formação de identidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


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