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O trabalho em pauta tem como objeto de análise e discussão o discurso midiático/publicitário produzido no Programa Esquadrão da Moda, no que se refere ao apelo ao consumo e à formação de identidades segundo os padrões de beleza contemporâneos. Sob a ótica da Análise do Discurso, objetiva-se, num primeiro momento, investigar como se revela a ideologia capitalista nos discursos sobre moda e aparência feminina, bem como interpretar e avaliar, respectivamente, as estratégias discursivas e implicações de tal dominação na formação identitária dos sujeitos. Num segundo momento desta pesquisa, relata-se a aplicação da presente temática e demais reflexões na esfera escolar, a considerar a sua relevância para desconstrução dos ideais impostos e formação de um alunado crítico, observador e agente na construção do seu próprio ―eu‖. Com base nos estudos de Fairclough (2001), Gregolin (2007), Bauman (2008) e Lipovetsky (2007), fundamenta-se a relação intrínseca entre as práticas discursivas, consumo, moda e identidade; e, especificamente no víeis da educação, tem como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2008), referente à área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para fins de conclusão, a pesquisa reitera a necessidade/importância de se formar sujeitos crítico-reflexivos, a partir de temas transversais imensuravelmente relevantes para a sua formação identitária, potencialização do seu conhecimento sobre o mundo ideológico implícito no discurso e, principalmente, sobre si mesmo. |
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