UEPB - Repositório Digital

Integrando ferramentas digitais ao ensino/aprendizagem da língua inglesa em contexto de escola pública

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Daniel Souza
dc.date.accessioned 2016-03-11T14:24:57Z
dc.date.available 2016-03-11T14:24:57Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9067
dc.description SILVA, Daniel de Souza. Integrando ferramentas digitais ao ensino/aprendizagem da língua inglesa em contexto de escola pública. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é verificar a viabilidade do uso ferramentas digitais para integrar o ensino de vocabulário para aulas presenciais da língua inglesa, quantificando resultados de aquisição de vocabulário para grupos de alunos com e sem acesso à internet. Utilizamos nesta pesquisa três ferramentas digitais: Facebook, Duolingo e Moodle para organizarmos um plano didático afim de adotar uma metodologia de aprendizagem hibrida (blended learning) de forma que a compreensão leitora de alunos de língua inglesa (LI) em contexto de escola pública melhore através das TICs. Para realizar nosso trabalho dividimos a investigação em três etapas: (i) lançamento de proposta e uso do Duolingo; (ii) aplicação de avaliação em sala de aula para verificação o desempenho dos alunos; (iii) aplicação de questionário para verificarmos a percepção dos alunos quanto a proposta de fazer atividades on-line. Dado o caráter prático desta pesquisa e o envolvimento com os sujeitos, este estudo é definido metodologicamente como estudo de caso. Nosso recorte de corpus de estudo foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em Campina Grande - Paraíba. Os resultados indicam uma diferença em termos percentuais de 15% de aproveitamento entre os membros do grupo que fizeram as atividades on-line e de 8.2% para o grupo que não fez. Desta forma nossa pesquisa demonstra que os alunos com acesso à internet fizeram as atividades propostas tiveram seu desempenho potencializado por meio do Duolingo que serviu de instrumento didático para apoio às aulas da LI, e constatamos ainda que o Moodle promoveu organização de todo processo de nossa pesquisa e ainda o Facebook serviu como ambiente de interação entre todos os envolvidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Ferramenta digital pt_BR
dc.subject Facebook pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.title Integrando ferramentas digitais ao ensino/aprendizagem da língua inglesa em contexto de escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta