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Este estudo surgiu da relevância do tema “Cartografia e os Saberes Geográficos” e de
inquietações sentidas pelo pesquisador quanto à reação dos alunos frente a essa temática no
processo de ensino e aprendizagem, haja vista, pensar o ensino da Geografia faz-se necessário
refletir sobre as inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas nesse processo, uma vez
que, a Cartografia assume posição central, considerando que se configura como significativo
instrumento para a representação e análise do espaço geográfico. Nessa compreensão, definiu-se
como objetivo geral, estimular a percepção Cartográfica no ensino de Geografia no que se
refere ensinar letrando e,como objetivos específicos, identificar até que ponto o livro didático
utilizado pelo professor tem favorecido o Ensino Cartográfico e verificar como os alunos
sentem-se diante do Ensino Cartográfico. Trata-se de uma pesquisa de campo, com
abordagem qualitativa no seu tratamento metodológico, utilizando-se como instrumentos para
a coleta dos dados, roteiros de entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 02 (dois),
professores de Geografia e uma amostragem de 10 (dez) alunos de uma turma do 6º ano do
ensino fundamental da E.E.E.F José Pinheiro, em Campina Grande/PB. A partir da análise
dos dados foi possível perceber que a Cartografia ainda não alcançou a sua devida
importância no Ensino de Geografia. Este fato talvez esteja associado à formação
insatisfatória dos professores que, associada à ausência de formação continuada e material
didático atualizado, resulta em uma prática mecânica e superficial. Daí, o processo de ensino e
aprendizagem referente aos saberes cartográficos não é satisfatório, já que os alunos
apresentam dificuldades para ler e interpretar mapas. Todavia, é notável uma significativa
aceitação aos princípios cartográficos pelos mesmos, quando as novas tecnologias, a exemplo
do uso do GPS, já fazer parte do cotidiano deles e por assim ser, criando-se a necessidade de rompimento com práticas de ensino superficiais em nome de um ensino que contemple
planejamentos das atividades e a escolha de metodologias que contribuam para que se efetive um ensino de qualidade. |
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