UEPB - Repositório Digital

Cartografia e os saberes geográficos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, José Humberto Barbosa de
dc.date.accessioned 2016-03-11T14:26:21Z
dc.date.available 2016-03-11T14:26:21Z
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.other CDD 526
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9068
dc.description ANDRADE, José Humberto Barbosa de. Cartografia e os saberes geográficos. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este estudo surgiu da relevância do tema “Cartografia e os Saberes Geográficos” e de inquietações sentidas pelo pesquisador quanto à reação dos alunos frente a essa temática no processo de ensino e aprendizagem, haja vista, pensar o ensino da Geografia faz-se necessário refletir sobre as inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas nesse processo, uma vez que, a Cartografia assume posição central, considerando que se configura como significativo instrumento para a representação e análise do espaço geográfico. Nessa compreensão, definiu-se como objetivo geral, estimular a percepção Cartográfica no ensino de Geografia no que se refere ensinar letrando e,como objetivos específicos, identificar até que ponto o livro didático utilizado pelo professor tem favorecido o Ensino Cartográfico e verificar como os alunos sentem-se diante do Ensino Cartográfico. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa no seu tratamento metodológico, utilizando-se como instrumentos para a coleta dos dados, roteiros de entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 02 (dois), professores de Geografia e uma amostragem de 10 (dez) alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental da E.E.E.F José Pinheiro, em Campina Grande/PB. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a Cartografia ainda não alcançou a sua devida importância no Ensino de Geografia. Este fato talvez esteja associado à formação insatisfatória dos professores que, associada à ausência de formação continuada e material didático atualizado, resulta em uma prática mecânica e superficial. Daí, o processo de ensino e aprendizagem referente aos saberes cartográficos não é satisfatório, já que os alunos apresentam dificuldades para ler e interpretar mapas. Todavia, é notável uma significativa aceitação aos princípios cartográficos pelos mesmos, quando as novas tecnologias, a exemplo do uso do GPS, já fazer parte do cotidiano deles e por assim ser, criando-se a necessidade de rompimento com práticas de ensino superficiais em nome de um ensino que contemple planejamentos das atividades e a escolha de metodologias que contribuam para que se efetive um ensino de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Damasceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino de qualidade pt_BR
dc.title Cartografia e os saberes geográficos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta