Resumo:
O estudo aborda as contribuições da modalidade Futsal na formação integral do educando e tem como objetivo compreender de que forma esta contribuição se dá através desse esporte para o desenvolvimento do sujeito como um todo, observando se as atividades propostas favorecem o estímulo corporal do indivíduo e o conhecimento do próprio corpo como também identificar se o futsal na escola contribui para cultivar o companheirismo, organizar-se e cooperar com os outros, conhecendo e respeitando certas regras e aceitando o êxito ou o fracasso como também, fazer uma análise da importância da prática do futsal para o desenvolvimento global da criança e do adolescente, levando em consideração seus aspectos físicos, psicológicos, motores, cognitivos e sociais. Foram analisados livros, dissertações e artigos, sites referentes ao tema abordado. Verificou-se que a pedagogia do esporte visa o desenvolvimento integral do indivíduo, uma vez que integra valores sociais e educacionais aos jogos e atividades esportivas. Os jogos esportivos coletivos possuem particularidades e características próprias, sendo que, o método aplicado ao seu ensino estimule as potencialidades de resolução de problemas cognitivos e o comportamento moral dos alunos. Dessa forma, o esporte e neste caso, o Futsal, se tornará um grande contribuinte para aprimorar a relação que os estudantes, desde cedo, devem compreender para a obtenção de uma vida correta diante da sociedade.
Descrição:
FIGUEIREDO, Wilson Tavares de. As contribuições da modalidade futsal na formação integral do educando. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]