UEPB - Repositório Digital

A prática docente do professor de Inglês mediante a competência do uso das novas tecnologias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, José Amir Romão dos
dc.date.accessioned 2016-03-11T14:34:00Z
dc.date.available 2016-03-11T14:34:00Z
dc.date.issued 2015-12-06
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9072
dc.description SANTOS, José Amir Romão dos. A prática docente do professor de inglês mediante a competência do uso das novas tecnologias. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Diante do avanço tecnológico e da era digital, faz-se necessário o uso das novas tecnologias nas escolas, tendo em vista que estas instituições de ensino não podem manter-se desatualizadas, de forma que não possam oferecer uma prática de ensino contextualizada para o aluno. Nesse sentido, objetivamos, através deste trabalho, investigar se o professor de língua inglesa de escola pública possui a competência, indicada por Perrenoud, para fazer uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) em sua sala de aula. Para isso, nossa fundamentação teórica tem como base epistemológica: Perrenoud (2000); Almeida Filho (2009) sobre competências para o ensino; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) (PCNs), Moran, (2004), Braga (2011), Serafim e Sousa (2011), entre outros acerca das NTICs; Lima (2001), Castells (2006), Audino (2011) e Souza (2013) e no que tange a síntese histórica das NTICs no mundo, e por fim, teorizando sobre nativos e imigrantes digitais, ancoramo-nos em Prensky (2001), Lemos (2009) e Moura (2010). Numa abordagem metodológica qualitativo-interpretativista, nossa pesquisa compreende um estudo de caso e tem como instrumentos de coleta de dados alguns planos de aula e a aplicação de um questionário com alunos do ensino médio de escola pública e participantes do projeto “Inclusão Social na Escola” que possibilita conceber o nosso corpus de pesquisa. Ao final de nossa pesquisa concluímos que o professor de língua inglesa possui a competência para o uso das novas tecnologias em sala de aula, tendo em vista que ele as considera importante na prática de ensino do profissional docente e faz isso de forma competente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novas Tecnologias na Educação pt_BR
dc.subject Competência docente pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title A prática docente do professor de Inglês mediante a competência do uso das novas tecnologias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta