Resumo:
Buscando dar sentido ao ensino de História através de métodos que correspondam às mudanças significativas para a melhoria da seleção de conteúdos e visando que o professor de História não seja um mero transmissor de conhecimento, pretende-se discutir quais abordagens metodológicas contribuiem para a compreensão do ensino de História a fim de favorecer uma melhor adaptação de lidar com a temporalidade estimulando os alunos a analisar a prendizagem sem a memorização dos fatos. Nesse sentido o objetivo é analisar a importância do estudo das manifestações sociais, nacionais para formação crítica do aluno. Caracterizando-se por uma pesquisa de caráter reflexiva bibliográfica a partir da compreensão de autores onde são questionadas as consequências positivas e negativas das manifestações sociais, através de estudos dos autores: BITTENCOUT 2003, FONSECA (2003), CABRINI (2000), VASCONELOS (2005), AMORIM (2007). Compreende-se então que o professor de História ao definir os conteúdos a serem contemplados na sua proposta de trabalho deve ter pleno conhecimento dos seus objetivos e da problemática que pretende abordar e a importância de se trabalhar a partir da realidade do aluno para a formação da consciência histórica contribuindo para uma visão crítica e despertertando a necessidade de estabelecer relação entre o presente e o passado e atuar de forma autônoma diante das circuntâcias que requer uma tomada de atitude quanto às escolhas ideológicas.
Descrição:
FERREIRA, Raimunda Rodrigues. Lutas políticas em metodologia do ensino de História. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]