Resumo:
Por entendermos que a tecnologia está a serviço de possíveis mudanças na educação como forma de inclusão social uma vez que o mercado de trabalho exige pessoas com grandes domínio e habilidades para lidar com o novo sistema de produção que está surgindo na sociedade do conhecimento requer do professor uma novo questionamento quanto a sua formação e metodologia por entender que os paradigmas que privilegiam a reprodução do conhecimento, a memorização e a definições de fatos, não atendem às exigências do mundo atual. Com esta perspectiva busca-se investigar as dificuldades do uso da tecnologia na sala de aula a partir da compreensão de professores do ensino fundamental final. Caracteriza-se, pois, como uma pesquisa exploratória e descritiva, partindo de um estudo de caso cujos dados foram obtidos através da aplicação de entrevista direta com professores da EMEF Adauto Ferreira de Andrade. As discussões foram subsidiadas teoricamente pelos estudos de MORAN, ALMEIDA E LÉVY. Assim a palavra chave é a integração entre tecnologia e currículo para transformar a escola e a sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa contribuindo para a formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias. Para isso, a escola deve ser vista como um ambiente de aprendizagem promovendo a inclusão digital de toda comunidade escolar a fim de dinamizar os processos de ensino aprendizagem com vista na melhoria da qualidade da educação básica, oferecendo um ensino que desenvolva competências para buscar novas compreensões de forma criativa para enfrentar o desafio de converter informação em conhecimento.
Descrição:
QUEIROGA, Maria Pereira Rocha de. Tecnologia no cotidiano: aplicabilidade e evolução do uso no ambiente escolar. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]