dc.description.abstract |
Constatam-se, inúmeras dificuldades com a matemática, tendo assim o presente trabalho almejado uma abordagem a respeito da discalculia, com foco no cotidiano dos professores municipais de um município da Paraíba: Piancó, seguindo como objetivo a relação dos envolvidos no ambiente escolar, o conhecimento e o levantamento de experiências e relatos sobre a temática, procurando saber os apoios e quais os recursos utilizados para diminuir a problemática. Todavia, tem-se um embasamento teórico, com pesquisas literárias descritivas, através de diferentes obras e fontes de pesquisas. Em seguida, a coleta de informações e dados envolvendo o cotidiano de trabalho com a discalculia, através da aplicação do questionário em uma entrevista com os docentes do município. Diante dos resultados, constatou-se que mesmo com todas as diferenças da realidade de cada pesquisado, é fundamental a base da equipe pedagógica multidisciplinar, focando periodicamente em uma formação continuada. Muitas vezes, nem sempre o sistema de ensino, professores e escolas, estão preparados para uma disfunção, tornando fundamental o aprofundamento e investimentos nas pesquisas sobre os transtornos de aprendizagem. |
pt_BR |