UEPB - Repositório Digital

A importância das aulas práticas no Ensino de Química em nível médio na Cidade de Paulista - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Fernanda Monteiro de
dc.date.accessioned 2016-03-11T22:37:53Z
dc.date.available 2016-03-11T22:37:53Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9087
dc.description FARIAS, F. M. A importância das aulas práticas no Ensino de Química em nível médio na Cidade de Paulista - PB. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a valorização da experimentação nas escolas de nível médio vem aumentado, mas esse índice ainda não é tão bom, diante das renovações que a educação vem sofrendo, até então, são adotados pela maioria dos professores um ensino tradicional, sem métodos que possam diversificá-lo. Portanto, nesse sentido busca-se uma metodologia diferenciada que envolva as atividades experimentais apresentando aos discentes a importância de realizá-las dentro de um laboratório químico. Sendo assim, esta pesquisa tem como finalidade mostrar como estão sendo expostas as aulas de Química nas turmas dos 3ºs (terceiros) anos dos turnos matutino e vespertino da Escola E.E.F.M. Francisco de Sá Cavalcante, sendo a única instituição a oferecer ensino médio, na cidade de Paulista-PB. A problematização deste trabalho se dá ao fato, do município não possuir nenhum tipo de laboratório, e procura-se discutir perpassando algumas concepções que o docente possui a respeito do tema. Foi possível conhecer os autores da área que debatiam esse processo de instrução. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, pesquisa-ação e de campo com abordagens quantiqualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados dois questionários com perguntas objetivas e subjetivas, a fim de obter a opinião do educador e dos discentes a respeito da importância das aulas práticas dentro da sala de aula. Os resultados indicam que instituição mesmo não possuindo uma infraestrutura adequada, sem a presença de laboratórios e de profissionais capacitados, as atividades práticas poderiam ser ministradas dentro da sala de aula com materiais de baixo custo. Assim, desfazendo a ideia que os alunos possuem de que a Química é uma disciplina que apresenta só equações e teorias, e desse modo, aumentando o interesse pela disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aulas práticas de Química pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title A importância das aulas práticas no Ensino de Química em nível médio na Cidade de Paulista - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta