UEPB - Repositório Digital

Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Geisa Maria de Souza
dc.date.accessioned 2016-03-11T22:38:51Z
dc.date.available 2016-03-11T22:38:51Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089
dc.description SILVA, G. M. S. Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A matemática enfrenta inúmeras problemáticas que envolvem o seu ensino e as dificuldades encontradas pelos alunos são grandes e pedem por mudanças na forma de construir conhecimento matemático. O objetivo para este trabalho é analisar a percepção dos alunos sobre a utilização de jogos matemáticos em sala de aula como ferramenta auxiliar da aprendizagem. Como objetivos específicos foram selecionados para este estudo: Compreender a dinâmica de sala de aula a partir da aplicação de uma atividade com jogos matemáticos; a analisar a partir dos dados coletados e da aplicação de um jogo matemático o contexto da sala de aula na percepção dos alunos. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de campo com a aplicação de questionário autoaplicáveis a uma turma de alunos do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental e de uma atividade com jogos matemáticos. É uma pesquisa quantitativa com análise de dados qualitativa quanto a forma de abordagem. A pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de uma cidade do sertão da Paraíba. A pesquisa revelou que 76% dos alunos gostam de matemática e 81% sentem dificuldade em aprender a disciplina. 95% deles acreditam que aprenderiam mais com a utilização de jogos em sala de aula. Outro ponto importante a considerar é que na aplicação do jogo em sala de aula ficou evidente que há uma distância entre o conteúdo ministrado e uma aprendizagem efetiva pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta