dc.contributor.author |
Silva, Geisa Maria de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-11T22:38:51Z |
|
dc.date.available |
2016-03-11T22:38:51Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089 |
|
dc.description |
SILVA, G. M. S. Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A matemática enfrenta inúmeras problemáticas que envolvem o seu ensino e as dificuldades encontradas pelos alunos são grandes e pedem por mudanças na forma de construir conhecimento matemático. O objetivo para este trabalho é analisar a percepção dos alunos sobre a utilização de jogos matemáticos em sala de aula como ferramenta auxiliar da aprendizagem. Como objetivos específicos foram selecionados para este estudo: Compreender a dinâmica de sala de aula a partir da aplicação de uma atividade com jogos matemáticos; a analisar a partir dos dados coletados e da aplicação de um jogo matemático o contexto da sala de aula na percepção dos alunos. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de campo com a aplicação de questionário autoaplicáveis a uma turma de alunos do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental e de uma atividade com jogos matemáticos. É uma pesquisa quantitativa com análise de dados qualitativa quanto a forma de abordagem. A pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de uma cidade do sertão da Paraíba. A pesquisa revelou que 76% dos alunos gostam de matemática e 81% sentem dificuldade em aprender a disciplina. 95% deles acreditam que aprenderiam mais com a utilização de jogos em sala de aula. Outro ponto importante a considerar é que na aplicação do jogo em sala de aula ficou evidente que há uma distância entre o conteúdo ministrado e uma aprendizagem efetiva pelos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Nádia Farias dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |