dc.contributor.author |
Souto, Maria de Fátima |
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dc.date.accessioned |
2016-03-16T17:54:47Z |
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dc.date.available |
2016-03-16T17:54:47Z |
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dc.date.issued |
2014-12-06 |
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dc.identifier.other |
CDD 370 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9200 |
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dc.description |
SOUTO, Maria de Fátima. Avaliação da aprendizagem em Educação Física em uma escola estadual de Campina Grande-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A avaliação é um processo fundamental para a análise do desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Ela permite identificar os pontos negativos e positivos da prática educativa, o sucesso e fracasso do aluno e do professor, bem como aperfeiçoar a metodologia utilizada em sala de aula para cumprir com os objetivos propostos para a atividade pedagógica planejada para a mediação do conhecimento. Reconhecendo isso, buscou-se, neste trabalho, ampliar os conhecimentos acerca da avaliação por meio de estudos teóricos sobre métodos e instrumentos avaliativos com enfoque na Língua Portuguesa. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia de pesquisa exploratória e descritiva e teve como objetivo principal investigar as dificuldades e as propostas de avaliação dos professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental de uma escola pública estadual. O instrumento utilizado foi o questionário com questões abertas com o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre avaliação em seu cotidiano em sala de aula. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico estudado. Para esta análise estudou-se HOFFMANN (2001), LIBÂNEO (1991), LUCKESI (1998, 2004), PERRENOUD (2009), tomando como base os PCNs de Língua Portuguesa. Observou-se que os professores reconhecem a importância da avaliação diagnóstica e formativa voltada para uma prática reflexiva e mediadora, sem constitui uma prática punitiva para o aluno. Concluímos que para haja uma avaliação eficiente é necessário que o professor estabeleça critérios e objetivos claros para compreender o desenvolvimento do aprendizado do aluno preparando para atuar e submeter-se as avaliações externas de acordo com suas competências e habilidades preparando-o para o exercício crítico de sua cidadania. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kercia Benício Sá Barreto |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação escolar no contexto da língua portuguesa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |