Resumo:
Este trabalho tem por objetivo traçar o perfil do ensino da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, aplicados à Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA Professora Maria José Costa de Albuquerque do município de Olivedos/PB. Ainda, especificamente, temos como objetivos: (a) compreender o processo de ensino-aprendizagem que a escola dispõe a partir do modelo de educação de jovens e adultos; (b) demonstrar as visões do corpo discente e docente sobre a situação da escola; (c) identificar as principais dificuldades enfrentada pela escola na atuação do campo educacional no município de Olivedos/PB. Assim, a partir de uma pesquisa de campo realizada no período de 11 de Agosto á 14 de novembro do ano de 2014. Contando com a colaboração de dez alunos e 1 professora desta escola, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, bem como observação da rotina e situações vividas no interior da escola. Portanto, sobre a temática da Educação de Jovens e Adultos para a Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA Professora Maria José Costa de Albuquerque podemos dizer que ela se assemelha a inúmeras escolas brasileiras e o ensino da Língua Portuguesa ainda é poderá desempenhar um papel mais importante no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
XAVIER, Marcelo Avelino. O ensino de língua portuguesa no/na EJA: as dificuldades na visão de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA Professora Maria josé Costa de Albuquerque no município de Olivedos/PB. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]