dc.contributor.author |
Figueiredo, Auren Alves |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-16T18:04:24Z |
|
dc.date.available |
2016-03-16T18:04:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9210 |
|
dc.description |
FIGUEIREDO, Aureni Alves. Cotidiano escolar e práticas pedagógicas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo visa compreender a formação das diferentes práticas pedagógicas ao longo
da história e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem, buscando um entendimento
social e histórico aos quais a educação foi sendo moldada e adaptada. No primeiro tópico
algumas ideias são elaboradas sobre o conceito de prática pedagógica. Em seguida foi
apresentada a evolução das práticas pedagógicas no Brasil através de um resgate histórico. Na
terceira temática serão abordadas as principais tendências pedagógicas para que os
profissionais da educação possam distinguir melhor cada uma delas, relacionando- as com
elementos sociais dos quais irá construir sua trajetória política- pedagógica, tendo a teoria
como parte integrante da sua própria prática. Por último será discutido o papel do educador
frente ao desafio contemporâneo de ensinar, onde o mesmo será mais que um mediador do
conhecimento adquirido pelos alunos na vivência social, e sim um provocador e contribuinte
na formação de cidadãos críticos e autônimos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Gabriela Tavares dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
Cotidiano escolar e práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |