Resumo:
Esta pesquisa diz respeito ao uso do aplicativo GeoGebra com o intuito de verificar suas contribuições no ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente Geometria Plana no Ensino Fundamental com quinze alunos de uma escola pública da Rede Estadual da Paraíba da cidade de Areia. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de modo a comparar os desempenhos dos alunos nas aulas expositivas em Sala de Aula em relação às aulas na Sala de Informática com a utilização do aplicativo GeoGebra, via avaliação antes e depois da utilização do aplicativo, aplicação de um questionário ao final da utilização do aplicativo e observação das aulas pelo professor pesquisador. Concluiu-se que o ambiente informatizado com a utilização do aplicativo de geometria dinâmica GeoGebra contribuiu de maneira significativa para a aprendizagem dos conceitos matemáticos Retas e Ângulos e que o aplicativo foi bem aceito pelos alunos participantes da pesquisa.
Descrição:
NASCIMENTO, Anderson de Araújo. Contribuições do aplicativo Geogebra nas aulas de matemática do ensino fundamental na cidade de Areia-Paraíba. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]