Resumo:
Lecionar é uma tarefa de modo geral muito estressante, com consequências claras na saúde e no desempenho profissional dos educadores. Este trabalho busca, a partir da literatura, apresentar a Síndrome de Burnout sob a perspectiva social-psicológica de vários estudiosos na área. Devido à complexidade do trabalho docente nas últimas décadas, o cotidiano destes profissionais tem sofrido forte impacto a partir de vários fatores, tais como: a precarização estrutural das instituições de ensino, a defasagem salarial, a violência presente nas escolas, à dificuldade em interagir com as novas tecnologias da informação o acúmulo e a obrigação de cumprir tarefas sobrecarregando o profissional. Diante disso muitas vezes o professor se sente esgotado e pensa até mesmo em desistir da profissão. Contudo esse esgotamento não deve ser observado como um problema isolado, mas deve sim, ser vista e refletida coletivamente buscando amenizar ou até mesmo acabar com o sofrimento do profissional com síndrome de burnout. Este trabalho busca investigar e apresentar o (des) conhecimento dos professores sobre a Síndrome de Burnout, buscando evidenciar as suas causas sintomas e consequências no meio de vida dos profissionais em educação. Deste modo, contribuir em um esclarecimento melhor sobre a Síndrome, pois a nosso ver, quanto maior o número de indivíduos conhecedores do tema, maior também a possibilidade de se evitar o desgaste profissional com isso melhorar o processo ensino aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, Sandra Maria Dantas. Síndrome de Burnout: um desafio para o educador. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]