UEPB - Repositório Digital

O uso do software Carbópolis como recurso didático-pedagógico de educação ambiental na abordagem do conteúdo hidrocarbonetos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo Neto, Lourival Passos de
dc.date.accessioned 2016-03-28T15:24:40Z
dc.date.available 2016-03-28T15:24:40Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9241
dc.description MELO NETO, Lourival Passos de. O uso do software Carbópolis com recurso didático-pedagógico de educação ambiental na abordagem do conteúdo hidrocarbonetos. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Devido ao modo capitalista de consumo, especialistas, jornalistas, professores e até alguns governantes, estão a refletir, após inúmeras pesquisas científicas, até quando os seres humanos terão disponível um meio ambiente saudável e, pior, recursos naturais necessários à sobrevivência. Porém, poucos compromissos são assumidos pelos que ditam a ordem econômica mundial. Tornando-se, portanto, indispensável à conscientização social e política dos habitantes locais e regionais e, principalmente, dos seus futuros cidadãos que realmente sofrem com as consequências dos atos incongruentes de poucos, que apenas valorizam o lucro a todo custo e menos hás formas de vida, através de mudanças e formação de valores, hábitos e atitudes. Assim, o uso do software Carbópolis, em práticas educativas, no ensino de química, ao abordar o conteúdo hidrocarbonetos, verifica-se como um recurso didático-pedagógico promotor de formação básica cidadã-ambiental. Uma vez que, esse software trata de uma simulação virtual de problemas ambientais com consequências sociais, políticas e econômicas, tanto na região urbana como na rural, geradas por um empreendimento capitalista para a geração de energia elétrica, pela queima de combustíveis fósseis, ou seja, através de substancias inflamável, quimicamente, constituídos por carbonos, hidrogênios, enxofre e outros, em pequenas frações, que ao gerarem calor liberaram óxidos e fuligem para o ar atmosférico. E, contudo, ao permitir que o alunado investigue cientificamente o problema ambiental, e assim, tome conhecimento das causas e consequências da poluição do ar, água e solo, comum em todas as regiões do planeta, que enfrentam as mesmas questões ambientais, através de coletas de dados quantitativos e qualitativos e por pesquisas bibliográficas, com a posterior aplicação de ações resolutivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Cezilene Araújo de Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Carbópolis pt_BR
dc.subject Hidrocarbonetos pt_BR
dc.title O uso do software Carbópolis como recurso didático-pedagógico de educação ambiental na abordagem do conteúdo hidrocarbonetos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta