Resumo:
Nos dias atuais, todas as atividades humanas estão sendo influenciadas pela
inclusão social; inclusive a educação. Em consequência desse processo, a cultura
do ensino está modificando significativamente. Assim, o objetivo dessa pesquisa é
analisar o uso da exclusão social aos alunos do campo, em uma escola estadual,
levando em consideração a visão de um grupo de alunos do campo e da cidade. O
trabalho caracteriza-se como um estudo de caso descritivo realizado na E.E.E.F.M.
DR. José Gadelha, localizada na cidade de Aparecida, sertão da Paraíba, onde
foram aplicados textos com duas turmas de alunos. Com base na pesquisa feita,
pode-se verificar dois grandes problemas; que os alunos do campo enfrentam hoje o
preconceito por serem alunos do campo e morarem no sítio; e a qualidade de vida
oferecida aos mesmos é precária, isso dificulta o processo de ensino aprendizagem
e causa em muitos casos, a exclusão social.
Descrição:
SILVA, Mabel Alves da. O preconceito causador da exclusão do aluno do campo. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]