Resumo:
A educação básica é um direito do indivíduo e uma obrigação do estado e da família, assegurar o acesso, a permanência e o sucesso de sua aprendizagem, que serão essenciais para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade. A escola é a instituição legalmente constituída, organizada para garantir o direito constitucional da educação básica. Já os docentes são os gerenciadores para que esse direito seja garantido. O problema de distorção idade série e retenção escolar é uma das metas a ser superada nesse milênio como ponto de partida para melhorar os índices educacionais do país, dando condições para que os alunos superem sua condição social e cognitiva. Estes são hoje o principal problema da permanência dos alunos do ensino fundamental na escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira. Sendo assim, nesse trabalho nos propormos a estudar essa problemática no 4º ano do ensino fundamental, investigando suas causas e consequências, já que nessa escola esta é uma série com altos índices de retenção e distorção idade série. Para tanto, iremos aplicar questionários semi-estruturados com os alunos que tem histórico de retenção e estão fora da faixa etária para essa série, para podermos identificar quais as possíveis causas desse fenômeno nessa série e propormos alternativas para que estes superem sua condição e ascendam academicamente.
Descrição:
SILVA, Maria Vânia Mendes da. Distorção idade série: um estudo de caso com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira - Princesa Isabel-PB. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]