Resumo:
O presente estudo tem como objetivo conhecer a utilização das novas tecnologias pelos professores de Matemática e quais os seus desafios atuais para a prática docente, analisando a informática como um recurso importante para a disciplina Matemática. Desse modo, dividimos o estudo em três momentos: no primeiro iremos discorrer sobre os principais mecanismos tecnológicos que vem sendo utilizados nas últimas décadas para promover uma melhoria do ensino da matemática. O segundo momento, iremos expor acerca da mudança de paradigma que ampliou a noção da disciplina da matemática e de como os seus profissionais vem percebendo tais mudanças e utilizando-as em sua prática pedagógica. O terceiro e último capítulo destaca-se uma experiência desenvolvida na escola São Sebastião a respeito do uso da informática no ensino da matemática. No que se refere ao trato metodológico, realizamos uma revisão bibliográfica de cunho reflexivo sobre a temática em estudo e coleta de dados, através da aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos, para discussão e alcance dos objetivos do estudo. A pesquisa foi realizada na Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, situado na cidade de Campina Grande, Paraíba.
Descrição:
SIQUEIRA, Wellington Wagner Araújo. Desafios da prática docente: o uso das novas tecnologias nas aulas de matemática na Escola São Sebastião/Campina Grande-PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]