UEPB - Repositório Digital

O ensino das operações básicas da Matemática e a contribuição para o cotidiano do aluno do Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sales, Ana Lúcia Balbina
dc.date.accessioned 2016-03-28T15:35:33Z
dc.date.available 2016-03-28T15:35:33Z
dc.date.issued 2014-10-18
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9254
dc.description SALES, Ana Lúcia Balbina. O ensino das operações básicas da matemática e a contribuição para o cotidiano do aluno do Ensino Fundamental II. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental tem por objetivo, segundo os PCNs, a base de conteúdos que serão utilizados pelos alunos por toda sua vida. Porém, há distorções de conhecimentos de conteúdos que são básicos para que o seguimento dessa disciplina seja eficaz, pois a sequência de conteúdos posteriores depende da “bagagem” trazida pelos alunos, que nem sempre é suficiente. Assim, este trabalho objetivou identificar o por que dos alunos chegarem ao 6º ano do ensino fundamental sem o conhecimento das operações básicas da matemática, refletindo sobre o papel do professor como agente facilitador da aprendizagem e analisando o nível de envolvimento desses alunos com a disciplina após o primeiro semestre de aula no mesmo ano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como corpus para análise um questionário respondido pelos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de educação de Alagoa Nova, em confronto com atividades realizadas como revisão no início do ano letivo de 2014, que serviram de diagnóstico para descobrir o nível de conhecimentos básicos da turma em questão. Como embasamento teórico, foram tomados os estudos de PCN (2001), BAUMAN (2003), D‟AMBROSIO (2006), VERGNAUD (2009), FIORENTINI e LORENZATO (2006), dentre outros que se atêm ao processo de ensino-aprendizagem como um trabalho em conjunto para buscar melhorias nesse processo. Os resultados dessa pesquisa podem ser tomados como um trabalho que parte da preocupação com as bases do aluno no tocante ao aprendizado da matemática e que faz com que reflitamos acerca de metodologias que não deixem a desejar no campo aplicado, pois a falta de eficácia em um ano de estudo pode gerar transtornos para o resto da vida escolar do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Operações matemáticas pt_BR
dc.title O ensino das operações básicas da Matemática e a contribuição para o cotidiano do aluno do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta