Resumo:
O presente trabalho procura investigar de que forma tem ocorrido a inserção das tecnologias na Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho e como são trabalhadas as metodologias com as ferramentas tecnológicas. Também, há uma observação específica a respeito da identidade e caracterização da escola e da postura de alguns professores, para entender como se dá a prática educativa com relação à tecnologia da informação e comunicação. Levantar discussões acerca dessa temática, que envolve certamente o profissional docente tem como mérito o fato de apontar caminhos e contribuições para os educadores, mas também para a instituição educativa. Com esse intuito, buscou-se desenvolver essa pesquisa, tendo como pilar basilar o entendimento de conceitos, problemáticas e contribuições do uso das novas tecnologias que são inseridas no campo da educação. Este trabalho valeu-se de observação e pesquisas bibliográficas, caracterizando os métodos qualitativo e o quantitativo. Toda a discussão foi construída e embasada por grandes teóricos e pesquisadores da área de educação e tecnologia, como: Libâneo (1990), Moran (2000), Brandão (2004), Pretto (1999), Leite (2000), Valente (1999), Gadotti (2000), Freire (2000), Piaget (2002) e outros. A pesquisa possibilita uma reflexão da temática a partir do ponto de vista dos alunos que estão inseridos neste ambiente escolar.
Descrição:
LOPES, Wagner Martins de Menezes. Mídia e educação: o desafio das novas tecnologias na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]