UEPB - Repositório Digital

A utilização de jogos lúdicos no Ensino de Química numa Escola de Ensino Médio na Cidade de Pombal - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Leidiane Silva da
dc.date.accessioned 2016-03-31T10:57:40Z
dc.date.available 2016-03-31T10:57:40Z
dc.date.issued 2015-06-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9280
dc.description COSTA, L. S. A utilização de jogos lúdicos no Ensino de Química numa Escola de Ensino Médio na Cidade de Pombal - PB. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Os jogos apresentam um modelo de metodologia diferenciada, onde torna-se possível abordar os conteúdos de forma criativa, dinâmica e prazerosa, visando que a principal causa de desinteresse dos discentes pelas aulas tradicionais seja a falta de motivação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da utilização dos jogos lúdicos na disciplina de Química, pelo fato das inúmeras dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelas aulas ministradas apenas tradicionalmente, o que acaba fazendo com que o estudante perca o interesse em estudar e conhecer novos métodos de ensino, que venha a motivá-lo no processo de aprendizagem. O jogo educativo por se caracterizar como uma ferramenta importante na construção do conhecimento dos alunos, passa a ser um recurso alternativo que oferece melhor aprimoramento e absorção dos conteúdos, que por sua vez comprovaram melhor estímulo para a aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa dividida em três momentos de ensino, inicialmente foi desenvolvido um pré-teste em seguida o desenvolvimento de um jogo, e o pós teste. Ambos abordam o conteúdo ligações químicas, aplicados a discentes do 1º Ano, do turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas. Os resultados mostram uma aceitação e melhora bastante significativas, ligados ao interesse do aluno pela atividade, tornando-se possível perceber os aspectos de coerência das regras, nível de dificuldade e conceitos que podem ser explorados durante e após o seu desenvolvimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Lucena Trajano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Ligações Químicas pt_BR
dc.subject Jogos de Química pt_BR
dc.title A utilização de jogos lúdicos no Ensino de Química numa Escola de Ensino Médio na Cidade de Pombal - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta