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Os jogos apresentam um modelo de metodologia diferenciada, onde torna-se possível abordar os conteúdos de forma criativa, dinâmica e prazerosa, visando que a principal causa de desinteresse dos discentes pelas aulas tradicionais seja a falta de motivação. Diante disso, este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da utilização dos jogos lúdicos na disciplina de Química, pelo fato das inúmeras dificuldades de aprendizagem vivenciadas pelas aulas ministradas apenas tradicionalmente, o que acaba fazendo com que o estudante perca o interesse em estudar e conhecer novos métodos de ensino, que venha a motivá-lo no processo de aprendizagem. O jogo educativo por se caracterizar como uma ferramenta importante na construção do conhecimento dos alunos, passa a ser um recurso alternativo que oferece melhor aprimoramento e absorção dos conteúdos, que por sua vez comprovaram melhor estímulo para a aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa dividida em três momentos de ensino, inicialmente foi desenvolvido um pré-teste em seguida o desenvolvimento de um jogo, e o pós teste. Ambos abordam o conteúdo ligações químicas, aplicados a discentes do 1º Ano, do turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas. Os resultados mostram uma aceitação e melhora bastante significativas, ligados ao interesse do aluno pela atividade, tornando-se possível perceber os aspectos de coerência das regras, nível de dificuldade e conceitos que podem ser explorados durante e após o seu desenvolvimento. |
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