dc.contributor.author |
Santos, Saionara Mota dos |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-31T11:02:04Z |
|
dc.date.available |
2016-03-31T11:02:04Z |
|
dc.date.issued |
2015-04-24 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 542.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9284 |
|
dc.description |
SANTOS, S. M. A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) na formação do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho monográfico intitulado A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) como proposta na Formação do Egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química tem como objetivo geral a compreensão das finalidades e do uso dos laboratórios didáticos junto aos cursos de licenciatura. Buscamos ainda, conhecer o perfil do egresso do curso de licenciatura em Ciências Exatas e relatar a importância de um laboratório de Química para esclarecer as relações de ensino e aprendizagem a partir de uma pesquisa de campo quanti-qualitativa baseado num questionário a 12 (doze) egressos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química via internet (e-mail). O referido trabalho aborda principalmente a importância do Laboratório didático de Ensino de Química como também a importância do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e alguns aspectos da formação do egresso, o que se constatou que foram satisfatórias. A partir dos resultados obtidos nesse trabalho, foi possível constatar que pesquisas de campo realizadas na área da educação são geralmente viciadas. E que o uso do laboratório está fortemente relacionado às disciplinas específicas de cada área. Assim, nos questionamos se, mesmo havendo o convite ao uso do laboratório químico, à integração e ao uso articulado de conteúdos, há um longo caminho de discussão sobre como o futuro licenciado pode utilizá-lo na educação básica. Outro aspecto que pode dificultar esta proposição é a constituição de equipes de professores, pois é comum que sejam pesquisadores apenas das áreas exatas, o que dificulta uma abordagem pedagógica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ilauro de Souza Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Ciências Exatas |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos do Curso de Química da UEPB |
pt_BR |
dc.title |
A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) na formação do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |