UEPB - Repositório Digital

A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) na formação do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Saionara Mota dos
dc.date.accessioned 2016-03-31T11:02:04Z
dc.date.available 2016-03-31T11:02:04Z
dc.date.issued 2015-04-24
dc.identifier.other 21. ed. CDD 542.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9284
dc.description SANTOS, S. M. A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) na formação do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico intitulado A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) como proposta na Formação do Egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química tem como objetivo geral a compreensão das finalidades e do uso dos laboratórios didáticos junto aos cursos de licenciatura. Buscamos ainda, conhecer o perfil do egresso do curso de licenciatura em Ciências Exatas e relatar a importância de um laboratório de Química para esclarecer as relações de ensino e aprendizagem a partir de uma pesquisa de campo quanti-qualitativa baseado num questionário a 12 (doze) egressos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química via internet (e-mail). O referido trabalho aborda principalmente a importância do Laboratório didático de Ensino de Química como também a importância do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e alguns aspectos da formação do egresso, o que se constatou que foram satisfatórias. A partir dos resultados obtidos nesse trabalho, foi possível constatar que pesquisas de campo realizadas na área da educação são geralmente viciadas. E que o uso do laboratório está fortemente relacionado às disciplinas específicas de cada área. Assim, nos questionamos se, mesmo havendo o convite ao uso do laboratório químico, à integração e ao uso articulado de conteúdos, há um longo caminho de discussão sobre como o futuro licenciado pode utilizá-lo na educação básica. Outro aspecto que pode dificultar esta proposição é a constituição de equipes de professores, pois é comum que sejam pesquisadores apenas das áreas exatas, o que dificulta uma abordagem pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ilauro de Souza Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Laboratório Didático pt_BR
dc.subject Licenciatura em Ciências Exatas pt_BR
dc.subject Egressos do Curso de Química da UEPB pt_BR
dc.title A importância do Laboratório de Ensino de Química Alternativa (LEQA) na formação do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta