Resumo:
Afastados do seio familiar por abandono ou violação dos direitos, crianças e
adolescentes passam a usufruir do serviço de acolhimento institucional. Este serviço
tem como compromisso garantir o desenvolvimento integral, fortalecer a cidadania,
autonomia e a inserção social de sujeitos acolhidos. As Orientações Técnicas para
Serviços de Acolhimento preveem a articulação intersetorial, destacando-se neste estudo
a articulação entre o serviço de acolhimento institucional e a escola. Logo conhecer o
processo educativo dessas crianças é necessário. O objetivo desse estudo foi analisar as
concepções de professores sobre o desempenho escolar de crianças e adolescentes em
acolhimento institucional; sobre as intervenções e estratégias utilizadas por eles para o
desenvolvimento educacional das mesmas e sobre a articulação entre os trabalhos
realizados por esses profissionais e os profissionais das instituições de acolhimento. A
amostra contou com a participação de 20 professores que lecionam para as crianças e
adolescentes acolhidos em duas instituições municipais da cidade de Campina Grande-
PB. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os dados foram
analisados através de categorização temática. Foi verificado que o desempenho escolar
está entre baixo e regular, os professores identificam inúmeras dificuldades no processo
educacional das crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Diante destas
dificuldades os professores mencionam várias estratégias para enfrenta-las, entre elas
atividade individual e o diálogo. A articulação instituição de acolhimento-escola é frágil
e superficial, pouco sendo construída uma parceria em torno dos processos educacionais
e suas especificidades, a participação dos sujeitos acolhidos é nula.
Descrição:
SANTOS, C. H. B. dos. Crianças em acolhimento institucional: O lugar do sujeito de direito na escola. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.