Resumo:
O uso inadequado do meio ambiente leva a problemas caóticos, que interferem na
sustentabilidade do planeta, desequilibrando e dificultando a sobrevivência de
muitos seres vivos. A produção exagerada de resíduos sólidos é um dos fatores
primordiais para o agravamento dessa problemática, uma vez que esses materiais
são acumulados e acondicionados em locais indevidos, propiciando o aparecimento
de doenças, empobrecimento do solo, contaminação das águas e agravamento da
poluição da atmosfera. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca
Identificar os principais resíduos descartados pelos alunos em duas escolas de
ensino fundamental II, analisando a percepção ambiental dos mesmos com relação
ao descarte dos resíduos sólidos, com alunos de faixa etária entre 10 a 19 anos na
cidade de Esperança - PB. O trabalho realizado consta de uma pesquisa
participativa envolvendo 200 estudantes, do ensino fundamental II.O
desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas: Participação dos
estudantes com o preenchimento dos questionários e reflexão sobre os riscos dos
resíduos ao meio ambiente e uma oficina de reaproveitamento dos resíduos. De
acordo com os dados obtidos o resíduo mais descartado pelas duas instituições de
ensino foi o copo descartável com (35%) pública e (40%) privada, com relação à
percepção dos estudantes acerca do tempo de decomposição dos resíduos a
borracha foi o resíduo mais citado pela pública (40%) e o vidro pela privada (34%).
Comparando-se ainda os resultados no que diz respeito à orientação dos pais sobre
essa problemática ambiental, verifica-se que em ambas as instituições a maioria dos
pais não tem uma participação efetiva sendo (69%) privada e (57%) pública. A
maioria dos alunos afirmou que toda a informação que recebem é proveniente dos
professores, principalmente do professor de ciências (55%) privada e (62%) pública;
e do professor de geografia((40%) privada e (38%) pública.Nenhuma das instituições
possui um programa de coleta seletiva. Dentre os principais impactos elencados
pelos alunos destacam-se a poluição da água e do ar, por ambas as
instituições.quanto a melhor forma de reaproveitar os resíduos os alunos
destacaram a reciclagem sendo o método mais viável. Na oficina de
reaproveitamento,os alunos puderam na prática observar que os resíduos
diariamente descartos por eles mesmos poderiam ter outra finalidade. Dessa forma
fica claro há necessidade de uma intervenção em educação ambiental, tentando unir
elos que muitas vezes são ignorados pela comunidade escolar, a fim de gerar
cidadãos mais conscientes e preocupados em tornar o nosso planeta mais
sustentável, pois só dessa forma que se pode atingir uma melhor qualidade de vida.
Descrição:
SOUZA, M. Z. S. de.
Percepção ambiental dos alunos de ensino
fundamental II da cidade Esperança com relação aos
resíduos sólidos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.