Resumo:
O Estágio Supervisionado é o momento da formação docente que possibilita a aproximação
com a realidade no âmbito escolar, conferindo muitas vezes o primeiro contato com a
vivência profissional, sendo para tanto a articulação entre teoria e prática. Tendo em vista tais
atribuições foi realizada uma pesquisa, buscando compreender a importância do estágio
supervisionado para a formação docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
UEPB, descrevendo as contribuições que as disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino
de Ciências Biológicas proporcionam para a formação do futuro profissional. A metodologia
empregada foi uma pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo que permitiu categorizar os
dados coletados através da aplicação de questionários aos concluintes e graduados do curso.
Na análise dos questionários identificou-se a definição de Estágio Supervisionado e formação
docente na perspectiva dos estudantes, verificou-se as contribuições e importância da vivência
do estágio durante o período de graduação e as sugestões e críticas dos envolvidos na
pesquisa.Pode-se assim concluir que, de modo geral, compreende-se a importância do Estágio
Supervisionado, definindo-o como período de aproximação da realidade profissional que
possibilitaa relação teórico-prática onde a articulação do professor supervisor da disciplina
com o campo de estágio constitui-se como peça fundamental para a formação docente.
Apresentaram-se, ainda, sugestões que visam alcançar melhorias no estágio e
consequentemente na formação docente.
Descrição:
SIMPLÍCIO, J. P. A importância do Estágio Supervisionado para a formação docente na perspectiva dos graduandos e graduados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPB. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.