Resumo:
O docente pode ter a sua capacidade para o trabalho comprometida em decorrência do
processo de envelhecimento, do modo de trabalho, além do tempo de serviço da profissão e da
carga horária de trabalho. Diante do exposto, objetivou-se analisar a relação entre as variáveis
idade, sexo, jornada de trabalho e tempo de profissão com a capacidade para o trabalho de
professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) de uma Instituição de
Ensino Superior Pública (IES) de Campina Grande/PB. Estudo teve caráter descritivo,
transversal e quantitativo. Foram entrevistados 89 professores de 6 departamentos do CCBS
de uma IES Pública. Foram utilizados para a coleta de dados o Questionário de Características
Sociodemográficas e o Índice de Capacidade para o Trabalho. Os dados foram analisados
através da estatística descritiva e inferencial. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da
UEPB no de CAEE 0352.0.133/2012. Observou-se a prevalência de docentes do sexo
feminino (59,6%), com cônjuge (64,0%) e filhos (77,5%) e média de idade de 47,74 anos
(DP±8,084). Em relação ao ICT, observou-se que os mesmos avaliaram sua capacidade para o
trabalho atual entre 6 e 10, quando comparada com a melhor que já tiveram em toda a vida, e
pelo escore do ICT 70,8% consideraram como boa. 91,01% apresentam algum tipo de
lesão/patologia diagnosticada por médico, porém, não há registro de impedimento para o
trabalho. Conclui-se que os professores possuem boa capacidade para o trabalho, e houve
associação estatisticamente significativa apenas com o tempo de serviço da profissão
(p=0,006).
Descrição:
MÉLO, E. S. de. Capacidade para o trabalho de professores de uma instituição de ensino superior pública. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.