Resumo:
O Brasil é um país que vem lutando há anos por uma educação de qualidade, criando programas e investindo em bons projetos para conseguir este objetivo, embora os resultados nem sempre têm sido positivos nem os esperados pela sociedade. Os problemas de dificuldades de aprendizagem surgem principalmente na transição da criança do ensino fundamental I para o 6º ano do ensino fundamental II tendo em vista que as crianças chegam a esta série com um nível de aprendizagem muito abaixo do esperado. Foi pensando nesta problemática que esta pesquisa se realizou, através de questionários aplicados a professores, análise e observações de quatro turmas: duas do 5º ano e duas do 6º ano visando especificamente Língua Portuguesa nos eixos de leitura e escrita. Observamos o meio cultural, familiar, escolar e, principalmente, a metodologia e didáticas empregadas pelo educador. Este trabalho torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo e a alfabetização se desenvolve principalmente nos primeiros anos de escola. Por isso a observação no 5º ano que é a série final desse processo para ingresso no 6º ano, momento em que é detectado o problema de aprendizagem em leitura e escrita cujos reflexos, se não trabalhado e corrigido a tempo, se darão nas séries seguintes.
Descrição:
GÓIS, Vagna Lúcia Salviano de. Dificuldades de leitura e escrita no 6º ano e a responsabilidade do professor de língua portuguesa. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]