Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos do 5º ano o da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Normal e Médio Gama e Melo – PB. A ideia em trabalhar com esse tema partiu da nossa observação do cotidiano escolar em percebemos as dificuldade recorrente na maioria dos educandos em relação ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, estas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita perduram por vários anos de escolaridade, dificultando o desenvolvimento pleno dos educandos e impedindo o aprendizado de outros conhecimentos igualmente importantes. O nosso estudo pretende trazer uma contribuição sobre as dificuldades de aprendizagem, as avaliações e institucionais e práticas pedagógicas, responsáveis pelo baixo desempenho na vida escolar atual e futura dos sujeitos que pode perpetuar a prática de exclusão das instituições escolares.
Descrição:
EVARISTO, Terezinha de Sousa. Dificuldades da aprendizagem: a leitura e a escrita dos alunos do 5º ano da EEEF Gama e Melo - PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]