UEPB - Repositório Digital

A família ausente, aprendizagem deficiente: um estudo sobre a relação entre a família e o rendimento escolar do aluno do 6º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Edilza Araújo
dc.date.accessioned 2016-04-05T14:22:03Z
dc.date.available 2016-04-05T14:22:03Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 371.192
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9342
dc.description SANTOS, Edilza Araújo. A família ausente, aprendizagem deficiente: um estudo sobre a relação entre a família e o rendimento escolar do aluno do 6º ano do ensino fundamental. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Família e escola são os principais responsáveis pelo processo cognitivo, educacional e social do ser humano. A deficiência de uma dessas duas instituições afeta diretamente o desenvolvimento da criança. O aluno do 6° ano do ensino fundamental sente ainda mais as consequências, em decorrência das transições bastante comuns a esta fase, dentre as quais citamos a passagem da infância para a adolescência e a inclusão no modelo curricular com respectivo professor para cada disciplina. Índices alarmantes de evasão escolar, repetências, bem como queixas de professores por conta da indisciplina, são cada vez mais frequentes. Estudos comprovam a necessidade da presença da família no ambiente escolar como uma das soluções para melhorar a educação brasileira. Neste trabalho são levantadas questões acerca da integração família/escola, relacionando a presença/ausência dos pais como fator determinante para o sucesso/fracasso escolar do aluno do 6° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos Pereira de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Integração pt_BR
dc.title A família ausente, aprendizagem deficiente: um estudo sobre a relação entre a família e o rendimento escolar do aluno do 6º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta