Resumo:
O presente trabalho abordará o tema “O uso da tecnologia em sala de aula: hábitos e práticas dos discentes e docentes, dificuldades e contribuições diárias,” com o objetivo de identificar o uso de materiais tecnológicos no meio educacional para a melhoria da aprendizagem, introduzindo reflexões iniciais sobre o trabalho docente com as TICs no cotidiano escolar. O método de pesquisa utilizado foi à pesquisa exploratória, descritiva onde foi aplicado um questionário para a análise de dados acerca do uso das TICs em sala de aula e suas contribuições no cotidiano, além de uma vasta revisão bibliográfica de várias teses, artigo livros, etc.. Após a análise do questionário constatou-se que a temática ainda não está totalmente inserida no contexto escolar, mas como se trata de uma transição de conhecimento está sendo inserida aos poucos no meio educacional. Com essas análises percebeu-se também que o corpo docente tem certa resistência com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) mesmo sabendo que as novas técnicas de ensino estão voltadas para o uso das TICs.
Descrição:
OLIVEIRA, Audeilda Soares de. O uso da tecnologia em sala de aula: hábitos e práticas dos discentes e docentes, dificuldades e contribuições diárias. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]