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Nas últimas décadas, a sociedade como um todo, vem passando por um processo de contínuo e rápido de mudanças em diversas áreas, sejam elas: econômicas, políticas, tecnológicas e/ou culturais. Estas Transformações que acabam produzindo efeitos no aspecto comportamentais de cada sujeito que nela vive, comprometendo os relacionamentos quer sejam sociais, quer sejam afetivos. Vivemos tempos de questionamentos acerca das estruturas internas do nosso ser como um sujeito social e, também, das próprias relações afetivas com outros indivíduos. Assim, deixamos de lado os valores fundamentais que servem de referências e nos oferecem suporte para nossa existência como a convivência, o amor e o respeito ao próximo. Entretanto, é na interação do eu com o outro, com a diferença, que ocorre a troca de conhecimento que dará sustentação e influenciará o processo contínuo de construção e da formação da nossa identidade. O objetivo principal de nossa pesquisa é abordar a importância da afetividade na relação professor/aluno como ferramenta facilitadora na construção do conhecimento. Portanto, nossa pesquisa baseia-se nos aspectos do amor em Milan (1985), nos aspectos da identidade cultural de Hall(1998), Bauman (2005) e Cugini (2014) e no olhar pedagógico e afetivo de Moura (2007) Monteiro e Silva (2011). A análise nos mostra que na pesquisa apresentada pôde-se observar que os alunos da turma do 9º ao da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio CAIC-José Joffily, expressam que os elementos que compõem a afetividade são de extrema importância nas relações estabelecidas com os professores, sendo um dos motivos que favorece uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho monográfico foi apenas mais um passo de uma instigante e abrangente discussão a respeito das temáticas que se interralacionam ao conceito da afetividade, tendo como objeto de estudo os alunos que estudam no CAIC-José Joffily. Portanto, fica um incentivo e sugestão para que outros profissionais se aprofundem e delimitem seus trabalhos na linha em questão. |
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