UEPB - Repositório Digital

O poder do conhecimento formal sobre o jovem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, João Batista Gonçalo das
dc.date.accessioned 2016-04-06T15:09:07Z
dc.date.available 2016-04-06T15:09:07Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9349
dc.description NEVES, João Batista Gonçalo das. O poder do conhecimento formal sobre o jovem. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Os trabalhos escolares despertam nossa admiração e curiosidade. Ao mesmo tempo, requer uma reflexão profunda sobre o tema. Isso ocorre porque, é necessário delinear qual é o verdadeiro papel da escola para o aluno e, conseqüentemente, para a sociedade. Há, hoje, uma carga exagerada de incumbências nas escolas canalizando todas as tensões sociais para o âmbito escolar. Sobram dúvidas, faltam certezas. Considerar que o mundo mudou representa um bom começo para reorientar todo processo. O processo de evolução é constante e acelerado. Ao longo do tempo, valores que eram tidos como imutáveis passaram a ser esquecidos, relativados ou substituídos. Além de todas as mudanças que interferem na sala de aula, essas décadas incluíram grande revolução tecnológica, marcada pelo desenvolvimento da internet, que transformou as relações sociais e, claro, o ensino. Diante de tanta pluralidade e diversidade, este trabalho de pesquisa propõe-se uma discussão coletiva sem, contudo, esgotar o assunto. Colocar em foco questões como conflito em sala de aula, escolha de conteúdos, metodologias ultrapassadas, Plano Político Pedagógico (PPP) tradicionais, objetivos de níveis de ensino, legislação e até a própria estrutura física das unidades escolares. Por fim, é preciso pensar num novo modelo de escola que tire a educação desse marasmo que data de séculos atrás e coloque-a em sintonia com valores universais do século 21. Em alguns lugares do mundo já se vivem novas experiências educacionais e precisa-se copiá-las para renovar o nosso modelo de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Djane de Fátima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conhecimento formal pt_BR
dc.subject Conflitos em sala de aula pt_BR
dc.subject Metodologias ultrapassadas pt_BR
dc.title O poder do conhecimento formal sobre o jovem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta