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O presente trabalho tem como objeto um estudo de caso sobre a rede social Facebook como ferramenta didático-pedagógica na disciplina de Sociologia. Entendendo que as novas tecnologias representam novas possibilidades de aprendizagem, as redes sociais oferecem novos espaços que ultrapassam os muros da escola. Desenvolve-se a partir da observação da relação entre o espaço virtual das redes sociais e o cotidiano dos alunos. Apresenta como objetivo principal, analisar a importância do Facebook na construção de um pensamento crítico e reflexivo, verificando os efeitos sociointerativos produzidos pelo uso do mesmo no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se, pois, as redes sociais fazem parte da vivência dos alunos e contribuem para que as relações se construam e se fortaleçam; como também pode caracterizar-se em um processo de exclusão virtual, uma vez que, nem todos os alunos têm acesso à internet, além de enfrentar muitas vezes situações de resistência, devido ao modelo de escolarização que determina prática pedagógicas rígidas e fechadas à práticas inovadoras. A metodologia foi definida tomando como pressupostos a problematização, os objetivos, a contextualização e o suporte teórico levantado. A pesquisa, portanto, refere-se a um estudo qualitativo do tipo estudo de caso. Sendo a escola uma instituição indispensável ao processo de formação social, torna-se fundamental pensar e agir em favor de uma aprendizagem significativa que se utilize do espaço virtual para construir novas propostas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a educação, deve, proporcionar ao indivíduo liberdade e a possibilidade de uma aprendizagem colaborativa que valorize as relações, as subjetividades e a formação humana integral. A rede, portanto, muito mais que um espaço de lazer e entretenimento, é também um espaço onde as ideias se confrontam, a liberdade de expressão se efetiva e as mais diferenciadas relações emergem. |
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