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Esta pesquisa teve como objetivo básico investigar questões referentes à obesidade infantil na Escola Municipal Zulmira de Novais. A investigação teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando prognosticar o perfil dos alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, onde os 105 alunos avaliados constatou um percentual de 34,28% estavam obesos, ou com sobrepeso. Quanto aos hábitos alimentares evidenciou-se que os alunos têm hábitos que vão contra o aconselhado pela literatura científica e a Organização Mundial da Saúde OMS, onde esta intervenção tem um viés educativo sobre a obesidade infantil que vem aumentando assustadoramente em toda camada social da população brasileira, claro que o projeto não tem a intencionalidade de assumir um papel de preencher espaço, mais de contribuir para uma conscientização na perspectiva critica e participativa da população investigada de ambos os sexos, ora com uma contribuição teórica, ora com uma contribuição prática. Onde aborda questões da Educação Física Escolar e Obesidade Infantil, procurando dissolver preconceitos e valorizando a expressão corporal e hábitos alimentar saudável, condensando ações empreendidas na escola na perspectiva de um embasamento teórico prático que contemplem mudanças necessárias para minimizar a obesidade infantil no âmbito desta instituição escolar, apontando num trabalho compartilhado entre todas as disciplinas. Onde as medidas antropométricas da massa e estatura corporal (IMC), estar de acordo com as distribuições percentis propostas por NAHANES (2003), segundo sexo e faixa etária, porque a antropometria é considerada um importante método de diagnóstico em estudos populacionais, embora variem os critérios utilizados. Aprontar que é admissível constituir uma proposta, para as aulas de Educação Física, que leve em consideração que o elemento de estudo é a Cultura Corporal do Movimento, tendo como eixo norteador a sua visão filosófica. Onde a Educação Física como área de conhecimento da Saúde deva ser abrangida como uma disciplina Promotora da Saúde e não de prevenção de doenças e, por decorrência, os eixos de conteúdo esportes, danças, lutas e ginásticas, que fazem parte dos PCNS de Educação Física, devem ser abordados como elementos causadores de situações que excitem o aluno na compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento em saúde.Para potencializar este projeto além da contribuição das outras disciplinas, buscou-se a parceria familiar para consolidar este projeto. |
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