Resumo:
A gestão dos resíduos sólidos é um impasse generalizado em todo o território nacional, bem como a condução correta da Educação e Jovens e Adultos (EJA). A questão na escala local do município de Conde não se distingue significativamente dos demais municípios brasileiros. Este trabalho caracteriza, diagnostica, avalia e sugere caminhos para a amenização ou resolução dos problemas decorrentes, tanto da gestão lixo, quanto da falta de compromisso dos poderes públicos com EJA na Comunidade da Pousada do Conde, também no que tange a ausência da Educação Ambiental. A metodologia utilizada demandou revisão bibliográfica da EJA, da legislação e da gestão dos resíduos sólidos e coleta de documentos públicos. Ainda foram aplicados doze questionários com os alunos e alunas da Escola Municipal Manoel Paulino, representando estatisticamente a população de alunos da modalidade de ensino em questão. Complementando o trabalho foram realizadas visitas em órgãos públicos municipais, estaduais, bem como estudo de campo, entrevistas e registros fotográficos do objeto de estudo. Os resultados do trabalho indicam que as autoridades não se preocupam e não dão valor necessário a resolução da questão, constatando-se o improviso e a insuficiente capacidade de gerir bem o lixo produzido na comunidade e a Escola de EJA, pois são altos os índices de evasão. Agrava-se este fato a ausência de participação afirmativa da comunidade. Sugerem-se medidas a curto, médio e longo prazo, considerando a importância da inserção da Educação Ambiental de forma efetiva, com o propósito da promoção do desenvolvimento sustentável.
Descrição:
BARBOSA, Carlos Alberto Virgínio. EJA, educação ambiental e resíduos sólidos: uma contribuição interdisciplinar. 2014. 95f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.