Resumo:
No mundo contemporâneo, o ato de ler e escrever tem uma importância significativa na vida de qualquer indivíduo, ambos podem fornecer ao leitor o acesso as informações, o desenvolvimento da criticidade, a ampliação do vocabulário, contribui para impulsionar suas relações na sociedade onde o indivíduo está inserido. Neste sentido, nosso trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática pedagógica do/a professor/a em relação à leitura e escrita. Tendo como foco principal analisar a metodologia de trabalho do professor referente às práticas de leitura e escrita em sala de aula a partir das orientações do PNAIC. Para tanto, contemplamos uma reflexão sobre a formação continuada do professor fundamentada em Candau (1997), Kramer (2004) e Tardif (2003). Num segundo momento buscamos entender como acontece a formação docente e o PNAIC com bases teóricas em Freire (1987), Nóvoa (1995) e o BRASIL, PNAIC (2012). Num terceiro momento abordamos as concepções de leitura e escrita no PNAIC fundamentada por Barbosa (1994) e Cagliari (1996). Em seguida destacamos a alfabetização e letramento no PNAIC argumentada por Soares (2004) entre outros. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Direcionamos nossa pesquisa para uma abordagem quali-quantitativa. Assim utilizamos como técnica para coleta de dados o questionário. Buscamos através deste trabalho, colaborar com algumas concepções, enfatizando a formação continuada do professor alfabetizador e a importância da leitura e da escrita ser trabalhada de forma prazerosa e ainda ser uma prática social. Dessa forma sugerimos que o professor sistematize sua metodologia de trabalho com propostas produtivas de leitura e escrita para assim alcançar uma aprendizagem significativa para os seus alunos.
Descrição:
SILVA, S. J. dos S. Investigando os impactos do programa PNAIC nas práticas de leitura e escrita. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.