Resumo:
Considerando as diversas dificuldades enfrentadas para podermos oferecer uma
escolarização e alfabetização de qualidade para o surdo e levando em consideração
que a maioria das medidas tomadas para este fim tem direcionado à exclusão; o
presente estudo problematiza a perspectiva da escola bilingue como o melhor
caminho para proporcionar uma verdadeira alfabetização utilizando a língua de
sinais – LIBRAS (como primeira língua) e a língua portuguesa escrita no processo
educativo do surdo. Através de uma revisão bibliográfica, que segundo
MICHALISZYN,TOMASINI, 2009, p. 51, “Trata-se de pesquisa desenvolvida a partir
de referências teóricas que aparecem em livro, artigos, documentos, etc”, de autores
como: ALVEZ, DAMÀZIO e FERREIRA (2010); GONÇALVES (2012); MACHADO
(2009); STUMPF (2008); GONÇALVES, SANTOS (2012) Fernandes (2012) e outros,
no período de junho a novembro de 2014, buscamos analisar e refletir o processo de
alfabetização destinado às crianças surdas e o quanto esse processo nas escolas
bilíngues contribui positivamente, por proporcionar um espaço onde toda a sua
estrutura e organização visa priorizar o atendimento ao estudante surdo, para o
desenvolvimento social, educacional e profissional do surdo
Descrição:
SOUZA, G. F. de. Processo de alfabetização bilingue para surdos: garantindo direitos, efetivando a educação!. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.