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O presente artigo tratado fenômeno bullying, como uma prática de violência em que está
inserido um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, realizadas por um ou
mais alunos contra outro(s) ou um(s) aluno(s) contra professor(es), o que causa dor, angústia e
sofrimento. O objetivo geral é de conhecer o papel do pedagogo em relação ao bullying nos
dias atuais. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico de obras que tratam do tema
investigado. Inicialmente,é apresentado o conceito de bullying e de violência. Em
seguida,apresentam-se a classificação, os critérios e os estilos diferentes de bullying, além dos
três personagens principais: agressor(es), vítima(s), testemunhas ou expectadores. Mostra-se a
violência no ambiente escolar, com base em pesquisas que constatam o fenômeno na escola,
mas, nem sempre, é identificado pelos profissionais da educação. Na sequência, toca-se na
questão central do trabalho -o papel do pedagogo em relação ao bullying- enfocando como
esse profissional pode lidar com esse tipo de violência, que afeta as relações sociais e
prejudica o processo de ensino e aprendizagem,e interferir nele. Conclui-se que, apesar de a
violência sempre ter existido, ela se ampliou e se tornou mais sutil. Nesse sentido, é preciso
esforço e comprometimento de todos os envolvidos para pensar em medidas de intervenção
para que tais atos não se perpetuem na escola. |
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