Resumo:
Este trabalho, à luz da Sociolinguística Variacionista, visa analisar e interpretar a variação de fenômenos
encontrados em vinte produções textuais de alunos de uma escola pública do município de Guarabira – PB,
buscando evidenciar a influência da oralidade na escrita. Os fenômenos linguísticos observados foram: palavras
grafadas em desacordo com a norma padrão; ausência de concordância verbal e nominal; troca da consoante
líquida /l/ pela semivogal /w/ y apagamento do /r/ final em verbos no infinitivo. Estes fenômenos serão
analisados e subsidiados pelas teorias e estudos de Labov (1972), Bortoni-Ricardo (2006) e Marcuschi (2001),
contrapondo-os com as variantes sociais sexo, faixa etária e continuun rural-urbano. Nosso corpus foi construído
a partir de uma atividade de produção textual sobre um tema comum para uma turma de ensino fundamental II, a
qual encaixava-se no perfil estabelecido para a pesquisa. Após a coleta destas produções, as mesmas foram
analisadas privilegiando-se as variantes sociais de sexo – masculino e feminino, faixa etária – de 10 aos 14 anos
de idade e continuum rural-urbano. Após a análise, foi possível perceber a influência da fala na escrita e
desmistificar a noção clássica de erro tão defendida pelos professores de língua portuguesa e gramáticos, erro
este advindo do plano oral e que perpassa, portanto, a escrita dos falantes da língua.
Descrição:
PONTES JÚNIOR, A. P. Oralidade x escrita: um estudo sobre a interferência da fala nas produções escritas de alunos do ensino fundamental. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.