Resumo:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras e jogos
nas escolas de educação infantil e sua influência no processo de aprendizagem das
crianças, tomando como foco a literatura infantil. Através das brincadeiras e jogos,
as crianças desenvolvem saberes, resolvem conflitos, experimentam sensações,
lidam com diferentes sentimentos e aprendem a conviver e a cooperar com um
grupo. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre
outros fatores, o pensamento critico. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das
crianças. E para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a
imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos
seus desejos e aos seus interesses. A brincadeira e o jogo são sem dúvida a forma
mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. Os jogos devem
ser apresentados gradativamente: por meio de o simples brincar, aprimorar a
observação, comparação, imaginação e reflexão. Através das atividades lúdicas, as
crianças desenvolvem a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade do
manuseio, além de resgatar suas potencialidades e os seus conhecimentos.
Desenvolve a imaginação, a espontaneidade, o raciocínio mental, a atenção, a
criatividade e tanto a expressão verbal quanto a corporal.
Descrição:
CARLOS, R. F. Brincadeiras, jogos e literatura na educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.