dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta as dificuldades que os educadores encontram em abordar
dois processos simultaneamente, alfabetização e letramento, nos anos iniciais do
ensino infantil. Foi adotada a abordagem de autores que têm estudado a respeito
desses temas. A princípio, partimos de alguns conceitos importantes que basearam
a elaboração dos capítulos desse trabalho monográfico. Soares defende a
alfabetização como uma orientação à criança para o domínio da habilidade de ler e
escrever, a que chama de “domínio da tecnologia da escrita da palavra”. Outros
autores também são apresentados. Prosseguimos com o estudo analisando os
sujeitos da pesquisa e as dificuldades de se alfabetizar letrando nos anos iniciais.
Nas entrevistas efetuadas com os professores da E. E. E. F. Moacir de Albuquerque
na cidade de Cuitegi-PB, dos anos iniciais 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental,
observou-se que as dificuldades de se alfabetizar letrando dá-se no ato da
dificuldade do desenvolvimento da leitura e no ato de escrever, compromete a
construção de elementos inerentes à condição humana, uma vez que seu domínio
nos remete à possibilidade da participação social.As professoras entrevistadas
admitem que existem diferenças no processo de alfabetização e letramento, mas
ambos são interdependentes. Assim, a questão deve ser melhor discutida durante o
processo de formação dos professores, quer seja na formação inicial, quer na
formação continuada, uma vez que a temática ainda gera confusão. Alfabetização e
letramento são processos indissociáveis e devem caminhar juntos. Entende-se que
hoje, a sociedade requer do cidadão, mais do que o mero conhecimento das
“primeiras letras”. Assim, é viável contemplar os dois processos (alfabetização e
letramento) de maneira articulada, no trabalho pedagógico. É importante que os
docentes tenham os conhecimentos teórico-metodológicos envolvidos e que as
escolas tenham material suficiente para o uso dos alunos. |
pt_BR |